Reunindo mais de 160 anos de história e importância, localizada a apenas uma hora da capital fluminense, a cidade de Petrópolis é uma das principais atrações turísticas do Estado do Rio de Janeiro.
Fundada por D. Pedro II no século XIX, o local serviu como abrigo para os principais eventos e personagens da história brasileira como a Família Real, o Barão de Mauá, Santos Dumont, Ruy Barbosa e Osvaldo Cruz.
A construção da cidade teve início a partir dos anos 1840, comandada pelo mordomo da Casa Imperial, Paulo Barbosa da Silva, e pelo engenheiro alemão Júlio Frederico Koeler. Situada no alto da Serra da Estrela, a mais de 800 metros sobre o nível do mar, o lugar representava o refrigério perfeito para a corte e para D. Pedro II, que chegava a passar seis meses por ano em Petrópolis, pouco acostumado ao calor desmedido da cidade do Rio de Janeiro.
A cidade serviu como centro de criação para artistas e intelectuais como Ruy Barbosa, que aqui escreveu “Oração dos Moços”, por volta de 1920. Já Santos Dumont, aplicou toda a sua genialidade na construção de uma asa de arquitetura única e extremamente funcional no centro do município.
Obras como essas deixaram à Petrópolis um legado de paisagens e atmosferas únicas, que hoje o visitante pode apreciar, passeando pela arquitetura neoclássica do Museu Imperial, pelo estilo neogótico da Catedral São Pedro de Alcântara ou pela estrutura delicada do Palácio de Cristal, que foi construído nas Oficinas da Sociedade Anônima de Saint-Sauvers Les Arras, na França, em 1879. O palácio foi criado para a Associação Hortícula de Petrópolis, da qual era presidente o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, destinado a servir de local para festas e exposições.
Além disso, a Cidade Imperial, cercada por exuberante mata tropical e clima ameno, oferece muito contato com a natureza, se tornando o cenário ideal para caminhadas ecológicas, prática de esportes ao ar livre e mergulhos nas belas cachoeiras da região.
Petrópolis – Elegância, beleza e história.